O nosso aplicativo não carece de palavra-passe para o seu uso e funcionamento. As células protegidas não necessitam de ser editadas. A proteção não permite que por lapso as mesmas sejam modificadas, e permite a fiabilidade nos cálculos das classificações.
Sugerimos que, numa primeira abordagem possa seguir o nosso manual e os videos explicativos no nosso canal de YouTube.
O aplicativo não difere no seu funcionamento geral nas duas versões.
A versão com macros possibilita que através de um clique no botão respetivo, no final do 1º e do 2º períodos, seja efetuado o armazenamento dos dados inseridos até esse momento.
No caso da versão sem macros, para que os dados (1º e 2º período) sejam colocados no local de armazenamento respetivo, teremos de efetuar a cópia e colagem dos mesmos, sendo que é um processo mais moroso e sujeito a erros.
Pode estar a ter dificuldade em utilizar devido à versão do Excel, ou por ter desactivadas as opções de uso de hiperligações.
Toda a utilização da ferramenta se faz clicando nas opções do écran através das hiperligações.
A estruturação do aplicativo é complexa e pode não “correr" nas versões mais antigas do Excel, nomeadamente versão de 2007 e anteriores.
A estruturação de toda a aplicação baseia-se na possibilidade da cada professor definir os parametros/instrumentos/contextos de avaliação.
A aplicação possibilita até 20 parâmetros específicos de avaliação.
Os que estão pré-definidos podem ser apagados e substituídos de acordo com a necessidade de cada disciplina ou área.
Para alterar as percentagens das ponderações nos quadros do menu "Configuração de Critérios e Ponderações", teremos de apagar os valores definidos inicialmente começando por apagar primeiramente os últimos valores da lista.
Esta exigência é fruto da proteção que colocámos para que o somatório das ponderações seja exactamente 100%.
Ao mudar um valor no meio da lista, faz com que a soma passe a ser (pelo menos naquele instante) diferente de 100% o que gera um erro de proteção.
Poderemos visualizar o video seguinte que contem esse aspecto explicado:
https://www.youtube.com/watch?v=t4uGsu-Vl7k
A estruturação de toda a aplicação baseia-se nos níveis de desempenho preconizados nos PNEF. Em todas as matérias (actividades físicas e desportivas) a notação do professor só é possível realizar-se se utilizar os níveis de desempenho que o seu grupo de EF definiu (NI, I, I/E, E, E/A e A).
Todos os cálculos efectuados pela aplicação têm por base o cálculo da avaliação nos sistemas de categorias definidas nos PNEF para os 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Para cada aluno, são selecionadas as melhores classificações por categorias, de acordo com os níveis de desempenho alcançados nas diferentes matérias em cada categoria.
Na área da aptidão física é possibilitada a avaliação dos desempenhos segundo os protocolos do FITEscola e do FitnessGram, nos quais se realiza a informação automática do resultado (zona saudável de aptidão física) de acordo com os limites definidos para o género/idade.
Usualmente a Excel para smartphone ou tablet inviabiliza o uso de macros, não pelo Excel propriamente, mas pelo Drive/iCloud que retira essa funcionalidade por segurança.
Quando utilizamos o ficheiro no iPad/iPhone ou em dispositivos android, ao gravarmos os dados no ficheiro, vamos ficar com um ficheiro com os dados fidedignos mas com muitas das funcionalidades e formatações adulteradas, o que inviabiliza a utilização do mesmo.